O foco deste artigo é ajudar quem nunca teve que fazer um processo de RFP (Request For Proposal do inglês) ou uma concorrência, para resolver um problema ou dor que pode ser solucionado por um software.
A escolha de um software para uma empresa geralmente envolve um processo criterioso de seleção, teste e avaliação. As grandes empresas costumam seguir alguns passos específicos para garantir que a escolha seja a mais adequada para suas necessidades.
Em várias ocasiões me vi avaliando softwares como Sales Force, Pega, Meltwater, Piano, dentre outros. Aqui estão alguns passos que aprendi e gostaria de compatilha para que você possa seguir:
1. Identifique seu problema
É importante saber quais são as funcionalidades e recursos que sua empresa precisa para o software, mas antes disso. Qual é o real problema que você está enfrentando? Faça uma lista das necessidades e requisitos que o software deve atender.
Para isso, junte os envolvidos, entreviste separadamente, revise tudo que coletou e priorize as dores que se resolvidas terão maior impacto para o negócio.
Você pode seguir este modelo de planilha aqui.
2. Pesquise opções de software
Faça uma pesquisa detalhada para encontrar opções de software que atendam às suas necessidades. Existem muitas opções no mercado, então é importante dedicar tempo para encontrar aquelas que são mais adequadas para sua empresa.
Uma dica interessante é utilizar canais como G2.com, gartner.com, cbinsights, trustpilot. Nestes sites pode ver feedbacks de usuários reais e entender se realmente o software pesquisado resolve sua necessidade da melhor forma possível.
3. Faça uma avaliação inicial
Depois de ter uma lista de opções, faça uma avaliação inicial das soluções. Verifique se elas atendem às suas necessidades e requisitos, e se têm as funcionalidades que você precisa.
Aqui você precisa ter a lista feita na fase um e eleger algumas opções para fazer reuniões. Dica: sempre peça que alguém técnico esteja de ambos os lados da reunião, pois assim evita outras reuniões e looping infinitos de e-mails.
4. Avalie a segurança e a privacidade
Verifique se o software oferece recursos de segurança adequados e se atende às regulamentações de privacidade. SOC, LGPD ou GDPR. Além de avaliar se os critérios de sua empresa também são atendidos. Envolva seu time jurídico e de TI para ter certeza que está cumprindo com as políticas de sua empresa.
5. Considere o suporte e a assistência técnica
Verifique se o software oferece suporte e assistência técnica adequados para garantir que você possa usar o software com facilidade. Umas das dicas é usar os fóruns públicos e sites como os item 2 para ter certeza que os produtos têm bom desempenho e suporte.
6. Faça um teste de software
Antes de tomar uma decisão final, é importante testar o software para garantir que ele funcione como você deseja. A maioria das empresas oferecem testes gratuitos ou períodos de avaliação.
Normalmente o teste é de 15 dias, por isso planeje bem o que pretende testar. porém, falanco com um AE (Account Executive) você pode estender este teste para que seu time realmente entenda como o Software funciona. Um grande asterisco aqui. Sales Force não oferece testes.
7. Tome uma decisão informada
Antes de tomar uma decisão final, é importante testar o software para garantir que ele funcione como você deseja. A maioria das empresas oferecem testes gratuitos ou períodos de avaliação.
Normalmente o teste é de 15 dias, por isso planeje bem o que pretende testar. porém, falanco com um AE (Account Executive) você pode estender este teste para que seu time realmente entenda como o Software funciona. Um grande asterisco aqui. Sales Force não oferece testes.
Lembre-se de que escolher o software certo pode ser fundamental para o sucesso de sua empresa, então não tome essa decisão de forma precipitada. Dedique tempo e esforço para encontrar a opção mais adequada para suas necessidades que trará o maior retorno para sua empresa.