Descubra como a Inteligência Artificial pode redefinir a automação em fábricas, conectando o mundo físico ao digital e transformando a interação entre fábricas autônomas e plataformas de vendas online.
A simbiose entre a Inteligência Artificial (IA) e a automação de processos físicos está acontecendo agora e mudando a maneira como as fábricas operam, desde o gerenciamento de estoque até a operação autônoma. No entanto, o impacto da IA não se limita apenas ao chão de fábrica.
A integração com o comércio eletrônico (e-commerce) está criando um ecossistema mais interconectado e eficiente onde fábricas autônomas colaboram perfeitamente com plataformas de vendas online. Esta interação dinâmica será alimentada pela Internet das Coisas (IoT) e blockchain, conectando os mundos físico e digital de maneiras inovadoras.
Automação Inteligente nas Fábricas e IOT
As fábricas autônomas estão se tornando um conceito tangível, graças à IA. Segundo pesquisa rescente do IBGE; 84,9% da industria de médio e grande porte utilizou tecnologia avançada em 2022. Desde a automação de tarefas repetitivas até o controle de robôs e máquinas, a IA e outras tecnologias otimizam a eficiência operacional, reduzem erros humanos e aumentam a produtividade. A IAs também desempenham um papel fundamental no gerenciamento de estoques.
Utilizando algoritmos de previsão baseados em históricos de vendas, dados sazonais e demanda do mercado, as fábricas podem antecipar a necessidade de produção e minimizar desperdícios.
Também é possível produzir peças que foram encomendadas hoje ou ajustar tamanhos e customizar produtos com base em pedidos.
Integração com E-commerce
A verdadeira revolução acontece quando a IA nas fábricas autônomas se conecta ao comércio eletrônico. A demanda dos consumidores online é rápida e variável, e a IA é fundamental para atender a essas mudanças de maneira eficaz. Por exemplo, quando um produto é comprado online, a IA pode otimizar o processo de produção na fábrica, ajustando a linha de montagem, programando robôs e garantindo que o item seja produzido e enviado de forma eficiente. A separação e embalagem de produtos com automação, robótica e IAs já são uma realidade.
Vemos isso na prática com a Amazon colocando cada vez mais robôs para gerir estoques e separar produtos.
Internet das Coisas (IoT) Como Conector
A IoT desempenha um papel importante nessa interação entre fábricas autônomas e e-commerce. Sensores e dispositivos conectados coletam e compartilham dados em tempo real, fornecendo informações para a tomada de decisões. Por exemplo, sensores de estoque podem informar automaticamente à fábrica quando um item está com baixo estoque, ativando a produção sem a necessidade de intervenção humana. Também são usados para a verificação de qualidade de produtos manufaturados ou quantidades e peso de alimentos.
Blockchain como segurança e facilitador
Imagine que a lógica de pagar quando recebe do Mercado Livre possa ser aplicada a todos os outros marketplaces. Após confirmar o recebimento você poderia testar e, inclusive o CDC (Código de defesa do Consumidor) devolver o produto de um compra online. Blockchain pode ser um ferramenta para tornar o processo mais simples. Um clique e você libera o pagamento do item que comprou. Isto evitaria inclusive golpes de sites maliciosos.
Outro benefício para o consumidor seria configurar cartões de crédito diferentes para funções diferentes. Um número de seu cartão de crédito somente poderia ser aceito para um tipo de estabelicimento ou tipo de produto, aumentando o controle e gestão sobre individamento.
Benefícios e Desafios Uso de IA, IOT e Blockchain conectados
São inúmeros os benefícios, como aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade do produto. No entanto, é importante enfrentar desafios como a segurança cibernética, garantindo que os sistemas de IoT e os dados sejam protegidos contra ameaças.
Camadas de segurança serão necessárias para proteger insumos, dados de consumidores e inclusive volume de vendas, estoque e produção. Mais empresas de cybersegurança e profissionais surgirão ou serão necessários.
O Futuro da Fábrica Conectada
À medida que a IA e a IoT continuam a evoluir, a fábrica autônoma conectada ao e-commerce será capaz de ajustar não apenas a produção, mas também o estoque, o transporte e a logística em tempo real. Essa abordagem sob medida permitirá uma resposta mais rápida às demandas do mercado, reduzindo o desperdício e melhorando a satisfação do cliente.
Até a conexão com empresas de logística será otimizada. Uma IA pode organizar rotas de um integrador logístico o levando aos vendedores que já possuem um volume "ok" para ser despachado. Na outra ponta o usuário poderá escolher a hora do recebimento.
Conclusão: Oportunidades na área de IA
Por ano são necessários mais de 400 mil profissionais de programação somente no Brasil. Com o aumento das demandas por tecnologia esta demanda somente crescerá. Portanto, para as novas gerações o importante é aprender.
Em se tratando de políticas públicas, com certeza mais investimentos na formação destes profissionais seria de grande ajuda a economia e as pessoas.
A IA está desencadeando uma transformação profunda na maneira como o mundo opera, impulsionando a automação de processos físicos e otimizando a eficiência. Quando essa automação é conectada ao e-commerce por meio da IoT, cria-se um ecossistema altamente interconectado que permite uma produção e distribuição mais ágeis e personalizadas.
À medida que essa sinergia entre IA, fábricas autônomas, IoT e e-commerce continua a se desenvolver, empresas podem se preparar para uma nova era de operações mais eficientes, lucrativas e voltadas para o cliente.
Para saber como usar ia em seu ecommerce, fale conosco.